Olá pessoas!!
Chegamos ao nosso último post sobre projeto de sistemas ( Ahhhh.. Rs)
E agora, o que aprendemos sobre isso ?? Qual a parte mais chamou sua atenção ?? Deixe aí nos comentários :)
Bom, depois de todo esse tempo escrevendo sobre projeto e tal, o que continua me chamando atenção são as características e importância de um arquiteto de software, do cara que " manja das paradas ".
Quando estamos aprendendo a programar, as pessoas costumam usar várias analogias para nos ajudar a entender como pensar em um programa. Uma delas, bem famosa, é dizer que um algoritmo é como um receita de bolo; nele, se tem o passo a passo de como preparar a sua " refeição ", no caso, o seu programa.
Depois de um tempinho já programando, eu pude compreender melhor o que isso quer dizer (rs) e realmente, você tem um passo a passo a ser seguido e você transfere isso para uma linguagem de programação. Ok.
Agora, pense em um cenário complexo, no qual você não tem pleno domínio das coisas como elas acontecem, das regras do negócio. Como que você vai pensar em um passo a passo bem definido para depois construir seu software ?? Ou melhor, construir um software para alguém ??
Aí fica mais complicado. É nessa hora que vemos a necessidade de um arquiteto de software. Alguém que possui experiência o suficiente para te apontar o possível melhor caminho. Ele sabe modelar o problema desde a forma mais abstrata para o cliente até a forma detalhada, que servirá para o programador. Não que seja ele que fará isso, temos aí vários personagens para nos ajudar, como o analista de sistemas.
Mas sabe, mesmo que o arquiteto não coloque a mão em nada ( no sentido de fazer documentação ou desenvolver alguma funcionalidade), ele está em tudo. Ele ajuda nas decisões; por isso, além de saber um pouco de questões técnicas ( análise, projeto, desenvolvimento), ainda precisa saber lidar com as pessoas, sua equipe e cliente; além disso, manter a confiança das pessoas para que suas decisões sejam levadas a sério.
Alguém precisa escrever a receita, né ? E como cada software é único, não existe uma receita universal (existem algumas diretrizes que podem ser seguidas), então, quanto mais experiência ele tiver, melhor será para tomar as decisões quando surgir um novo cenário.
Não se faz um novo bolo, sem uma receita nova.
Isso é tudo pessoal!
Tanran tam tam tam tam.. Rs
Comentários
Postar um comentário