Olá,
o post de hoje é para falar no que eu fui útil no trabalho e como isso o impactou.
Só para contextualizar… No início do período foi proposto um trabalho, se tratando de um sistema de informação, para ser realizado integrando quatro das cinco disciplinas do quinto período.
Ficamos de fazer um sistema de controle para um escola de surfe. O grupo é composto por quatro pessoas, cada dupla cuidando de um subsistema. Ficou um único trabalho, no qual tem visões diferentes. Um é controle de lojas da escola e a outra parte é de controle de alunos e aulas.
Bom, mas vamos ao que interessa. O que exatamente eu fiz ?
Eu fiquei com a parte mais de gestão, no caso, abrir e fechar sprints(incluindo: movimentar a galera para fazer o plane poker, escolher os grupos de entrega e selecionar as histórias, colocar as atividades do sprint no waffle.io, gerar o burndown e etc.), medição, deploy, escrita de justificativa de uso de tecnologia e controle de versionamento, além de codificação.
Essa divisão foi feita visando mais a questão da afinidade, por exemplo, um membro do grupo entende mais de banco de dados por já trabalhar com isso, sendo assim, ele ficou mais com essa parte no trabalho. Mas isso não impediu que todos nós fizéssemos um pouco de cada coisa. Afinal, esse é o objetivo do trabalho, aprendizado. A divisão serviu mais para nos casos de emergência ou final de sprint (rs), caso desse algum problema, então nós saberíamos a quem recorrer dentro do próprio grupo antes de pedirmos ajuda de algum professor. Grande parte dos problemas nós conseguimos resolver sozinhos, alguns não tiveram jeito, mas, por enquanto, essa abordagem está sendo bem proveitosa para todos. Todos os problemas enfrentados, depois de resolvidos, foram frutos de grande aprendizado e experiência com a tecnologia usada.
Comentários
Postar um comentário